(Pausa: quem pensar “que frustração mais babaca, heim, Danilo”, leva um soco.)
Tudo começou quando eu estava na graduação de jornalismo, lá na Candido Mendes de Niterói, nos idos de 2004. Como eu gostava muito de movimento estudantil, acabei criando o Estudantices. Até que era legal, tinha acesso, a galera comentava, o pessoal da faculdade lia com alguma frequência minhas análises sobre as políticas da UNE, e tudo o mais. Até eu encher o saco e parar de postar qualquer coisa no blog.
Daí veio a monografia. Aquela coisa de fazer o trabalho final, estudar pro mestrado, aquele medo todo de não passar (medo, aliás, com muito fundamento, já que só passei pro mestrado na segunda tentativa), aquele batalhão de trabalhos, batalhão de livros pra ler... Assim surgiu o Sítio Acadêmico. Por que diabos eu deveria pegar meus trabalhos e jogar no fundo de uma gaveta? Nessa época, passei a publicar meus trabalhos de faculdade no blog. O problema foi que quando eu acabei a faculdade eu fiquei órfão de assunto.
Tudo bem, a faculdade acabou, mas veio o mestrado. Viva, passei! Vou voltar a ter assuntos pra publicar no blog! Oh, wait... “Edital de publicação de artigos e periódico acadêmico X: apenas para trabalhos inéditos.” Considerando que se eu publicasse meu trabalho no blog eu não poderia publicar em nenhuma revista acadêmica, desisti do blog. Até porque – quem já passou pelo mestrado sabe que eu não to mentindo – não dá tempo de escrever trabalhos pra duas finalidades diferentes... RIP Sítio acadêmico.
Mas aí vem o diploma do mestrado, acabou a tese, agora é só sair do trabalho, chegar em casa e postar no blog. Vou começar do zero: Saia de Casa foi a minha mais recente derrota. Um blog com resenhas e crônicas de noitadas, que dificuldade há nisso? Um só: pra eu ter material pra escrever, eu preciso sair com frequência para lugares diferentes – ou então meu blog vai ser exclusivamente sobre a Cantareira (QUEM ENTENDEU DÁ RT!!!). Considerando que raras vezes eu saio de casa pra ir a algum lugar que não seja a Cantareira, o blog foi abandonado.
Mas sou brasileiro e não desisto nunca! Agora estou atacando com o Acadêmicos do Grandes Coisas. Aqui eu pretendo fazer resenhas de livros, críticas de filmes, observações sobre o meio acadêmico de uma forma geral, dentre outras considerações que eu julgar pertinentes. É mais uma forma de mostrar que o sujeito pode ser pesquisador acadêmico, mas não precisa ficar enclausurado na universidade, adotando uma postura pedante e cheia de arrogância. Em suma: vou falar de
P.s.: Obrigado a Luana, Camilla e Marco, que me ajudaram a pensar no nome do blog!
Marcos o caramba. MARCO!
ResponderExcluirOpa, fala nossa! Corrigindo...
ResponderExcluirObrigado pelo carinho, consideração e respeito.
ResponderExcluirhahaha
Errar o nome do camarada não pode, né! rs
ResponderExcluir