sábado, 22 de outubro de 2011

De calouro a escritor

Eu frequentemente falo/escrevo sobre algum livro que eu li e gostaria de ressaltar algum ponto que achei relevante. Geralmente esse livro é de um escritor que eu não conheço pessoalmente e possivelmente nunca vou conhecer. Ou porque já morreu, ou porque é estrangeiro. O tema do post de hoje é o extremo oposto: vou falar de um livro que ainda nem foi lançado, de autoria de um escritor conhecido meu.

Trata-se do Projeto Labirintho, que o coleguinha Renan Barreto vai lançar no dia 18 de novembro, em Niterói (mais precisamente no Bistrô MAC, às 20h). Pouca gente sabe, mas o Renan foi meu calouro na Universidade Candido Mendes e dei trote nele (sim, eu fazia isso na faculdade, gente, eu já tive meus 19 anos). Hoje ele é blogueiro, profissional de marketing digital e já está no seu segundo livro.

Projeto gráfico da capa do livro do Renan | Divulgação

Como o livro ainda não foi lançado e, consequentemente, não pude ler e fazer minhas observações, vou reproduzir um trechinho do material de divulgação da obra.

“O livro conta a história de seis personagens de maneira não linear. São 14 capítulos com introduções que levam a interpretações que vão mudando a cada novo ‘episódio’. Mesmo não havendo linearidade extrema como nos livros tradicionais, ele possui uma história cujas lacunas vão sendo preenchidas até o último instante. Esses personagens são postos em situações complicadas numa prisão e, então, tentam fugir dela. Durante a jornada, eles se encontram, desencontram e vão conectando todos os pontos num clímax desesperador e, ao mesmo tempo, surpreendente.


Em Projeto Labirintho há uma gama de referências à cultura pop, que satirizam de certa forma, o que se vê no cenário atual da arte, principalmente cinematográfica. Isso porque o livro foi concebido primeiramente como um roteiro para cinema.”

Acho bem legal ver a galera da minha geração militando no meio literário – que costuma ser tão fechado para novos escritores. Espero ver ainda muitas figuras em quem dei trote me mandando material de divulgação do lançamento dos seus livros.

Quem quiser falar com o Renan sobre o lançamento, ele responde por @Renan_Barreto no Twitter. Só procurar por lá - ele é legal e responde todo mundo. E nos vemos no lançamento!

2 comentários:

  1. Danilo, sobre o Cinema Icarai o que sei é que ele abrigará a Orquestra da UFF e vai contar com uma sala de cinema. O ART UFF, que está em obras, também vai funcionar normalmente. ABS, Luiz Antonio Mello

    ResponderExcluir