segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Parece sacanagem

O post de hoje é basicamente sobre o vídeo do Lobão, em que ele fala sobre a pendenga com o festival Lollapalooza. Gostaria de fazer algumas anotações, não só sobre este episódio, mas sobre a situação da música brasileira frente a estes festivais.

Segundo o Lobão fala no vídeo, ele teria sido convidado para se apresentar no festival, mas recusou o convite porque os organizadores queriam que os artistas brasileiros tocassem das 10h às 15h, enquanto os estrangeiros tocariam após este horário. Após o músico colocar a boca no trombone denunciando a atitude do festival, os organizadores teriam mudado o critério de organização do line up, desmentindo o Lobão.

A mim, não interessa quem está certo e qual é a versão verdadeira desta história toda. Interessa o seguinte: não dá mais para artistas brasileiros ficarem sendo colocados em um segundo plano para agradar produtores de festivais internacionais. Já fiz um post falando sobre isso na ocasião do Rock in Rio e repito aqui o mesmo discurso.

Mesmo que o artista que venha a fechar a noite seja estrangeiro, por que colocar os brasileiros somente como bandas de abertura? Por que não colocar artistas brasileiros que têm anos de estrada e inúmeros hits para tocar mais tarde, em um horário que o festival esteja mais cheio?

Em 2010 eu fui ao Planeta Terra. Fui porque queria ver o show do Mika. Mas também queria ver o que as outras bandas iriam apresentar. Cheguei bem depois dos portões estarem abertos e fiquei bastante indignado quando constatei que algumas bandas brasileiras já tinham acabado de tocar quando eu consegui entrar. Resultado: perdi algumas apresentações brazucas, mas vi todas as internacionais.

Parece que é feito de sacanagem. E é.

Poderia ficar aqui citando inúmeros exemplos, mas é melhor deixar o vídeo falar por conta própria:

7 comentários:

  1. Concordo com você. O fato é, como disse a esposa do Lobão, é sempre mais fácil pintar o Lobão de cocainômano lelé, do que assumir um erro. Ou melhor, assumir uma política, pq isso acontece por conta da POLITICAGEM.

    O RIR, por incrível que pareça, me mostrou mais alternativo quanto a isso. Fiquei triste pela escolha do line up, porém eles misturaram bastante as apresentações. Até pq ninguém quer esquecer a Claudia Leitte voando toda torta entre uma apresentação e outra. Ou o Tico Santa Cruz com a máscara do Vendetta.

    Triste mesmo foi ver artistas nacionais e internacionais de alto nível - porém, algumas com pouco público - sendo apresentadas em um palco diminuto, em plena luz do dia. Joss Stone, por exemplo, era show pro principal.

    Para ler o informativo feito pelo Lobão e equipe, tem aqui: https://www.facebook.com/laila.sena/posts/221287337942721

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. No Rock in Rio teve outro exemplo negativo. Colocaram Ke$ha depois da homenagem a Legião Urbana. Mesmo eu gostando da Ke$ha, acho que a homenagem ao Legião empolgou muito mais e poderia ter levantado BEM MAIS a galera se fosse apresentado mais tarde. Triste, mas vai entender a cabeça de produtor...

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã do Lobão, mas ele está certíssimo. No caso do Lollapalooza, seria uma situação ridícula botar o cara pra tocar antes de bandas como Cage the Elephant ou Band of Horses, por exemplo.

    Mão desmerecendo essas bandas e outras, mas certamente, o show seria bem mais empolgante para o público, dado o número de hits apresentados.

    O Big Wolf fez um show em Belém, num festival chamado Se Rasgum - o último do dia em questão - e nego ficou até 5h30 da manhã na parada. Esse é o termômetro. Acho que colocando essas bandas de um disco só pra tocar antes de artistas consagrados, ajudaria até a despertar curiosidade pra música deles.

    Infelizmente, é o jogo desde que os produtores começaram a pensar em fazer festivais de grande porte por aqui. Ou a galera se submete e vai tocar ou simplesmente recusa e, como fez sabiamente Lobão, expõe o ridículo da situação. Parabéns pra ele!

    ResponderExcluir
  4. Cara... O Lineup foi e sempre será deplorável - assim como foi o do SWU e como será do Lollapalooza aqui no BR. Vc viu o line up do Chile? Tem umas 5 bandas gringas e o resto é só produto nacional (se não for nacional, é da América Latina).

    Mas isso é uma outra discussão, né? :) Preciso voltar a beber, pq isso é conversa pra bar, brother! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Thiago, está certíssimo. Pra mim, o critério deveria ser "quem tem mais hit fecha" e ponto final.

    Laila, VOLTE A BEBER LOGO! rs Precisamos de uma conversa de bar :P

    ResponderExcluir
  6. Precisa colocar um pouco de historia do Brasil nessa discussão. Temos um "histórico" de autodesvalorização, o que vem de fora é melhor e ponto, o que vem de fora merece tratamento VIP. Isso tá meio que entranhado no DNA da nação Brasileira, me parece. Mudar isso também precisa ser uma manifestação do publico pagante.

    ResponderExcluir
  7. Sim, desde tempos coloniais, ouso dizer, há uma predileção pelo estrangeiro. Mudar essa cultura leva tempo...

    ResponderExcluir